Objetivos
- Despertar o desejo de participar da celebração da eucaristia com a comunidade, de tal modo que os catequizandos possam dizer: tenho uma missão para seguir.
Preparação do ambiente
Mesa com toalha branca, água, cartaz com o tema do encontro, flores, pão e vinho (suco de uva), partícula não consagrada, bíblia, vela, crucifixo.
Acolhida e oração inicial
- Acolher a todos com carinho;
-Criar um clima de oração, mensagem.
-Fazer o sinal da cruz com água, que lembra o nosso batismo.
-Acender a vela enquanto se canta: Minha luz é Jesus, e Jesus me conduz.
Motivação
Os cristãos não vão à missa para cumprir um dever semanal e depois esquecer-se, não! Os cristãos vão à missa para participar na Paixão e Ressurreição do Senhor. Saímos da igreja para ir em paz, levar a bênção de Deus às atividades diárias, aos nossos lares, a escola, ao trabalho. Cada vez que saio da missa, devo sair melhor que quando entrei, com mais vida com mais força.
Canto: Teu povo aqui reunido.
Olhar a vida
Após inúmeras tentativas, um missionário foi acolhido pela tribo indígena. Seu objetivo era catequizá-la. Contou aos índios que um dia Deus enviara seu Filho ao mundo. Esse Filho chamado Jesus, nasceu numa estrebaria, viveu como pobre e anunciou a todos a Boa Nova: Deus é pai, Deus é amor. Ele não quer condenar, mas salvar. Um dia, os grandes e poderosos prenderam Jesus e o condenaram a morrer na cruz. No entanto, três dias depois, Jesus ergueu-se do sepulcro e voltou à vida. Ele venceu todas as barreiras e iniciou um Reino eterno, Reino de graça, justiça e paz. Mesmo tendo subido aos céus, Ele continua presente na sua Igreja. Todos os índios escutaram comovidos a história do missionário. Mas, ao final, o cacique quis saber: Onde e quando aconteceu este fato . O missionário explicou que isto aconteceu já faz dois mil anos, em um pequeno país, a Palestina. O rosto do cacique tornou-se rígido e questionou: Por que vocês nos esconderam isto. Aconteceu há dois mil anos e vocês não nos disseram. Será que vocês acreditam mesmo nesta história.
- Quando participamos da missa, temos consciência de que precisamos testemunhar na vida o que celebramos?
- A participação na missa nos ajuda a tornarmos Jesus mais conhecido">
Autor: Gláucia Canepple